"Em 1962 foi criada a Escola de 1º a 4º série ficando denominada Escola"Combinada de Cachoeira do Brumado".Cada professora cedia um cômodo de sua casa para o funcionamento das classes, a título precário.
No governo do Dr. José Magalhães Pinto, o Plano Trienal de Educação em convênio com a Prefeitura Municipal de Mariana, cujo prefeito da época era o Sr. João Chaves Sampaio, foi construído o prédio, tendo a obra terminada em 31 de dezembro de 1965.
Em 1966 as aulas iniciaram no prédio, à Rua Santa Cruz, n° 297, construído especificamente para o fim, com o mesmo nome de Escola "Combinada de Cachoeira do Brumado".
A escola com apenas três salas de aula, possuía na época, seis classes, funcionando em dois turnos, possuindo ainda o gabinete para diretoria, um banheiro para docentes e dois banheiros para discentes.
Em 06 de agosto de 1974 foi publicada a mudança de nome para Escola Estadual de "Cachoeira do Brumado de 1° grau 1.1". No mesmo ano, devido ao número sempre crescente de alunos, foi necessário que se alugasse uma casa, para o funcionamento de mais três classes.
No final do ano de 1977 foi iniciada a obra de ampliação do prédio, também pelo Plano Trienal de Educação, em convênio com a Prefeitura Municipal de Mariana, prefeito da época Sr. Jadir Macedo.
Foram construídas mais quatro salas de aula, uma nova sala para a diretoria, uma cantina e um pátio para recreação e prática de Educação Física.
Em 07 de janeiro de 1980 de acordo com o Decreto Estadual de n° 20.382 em seus artigos 4° e 10°, foi autorizada a extensão de séries com o funcionamento da 5ª série a partir daquele ano, posteriormente a 6ª,7ª e 8ª séries.
De acordo com o Decreto 21.054 de 09 de dezembro de 1980, em seu Art. 1º a Escola Estadual de "Cachoeira do Brumado" passou a denominar-se Escola Estadual "Dona Reparata Dias de Oliveira", progenitora de Padre José Dias de Avelar, trabalhador incansável pela comunidade.
Em 1984, com a autorização da 15ª D.R.E de Ouro Preto foi criado o Ensino de 3° período do Pré-Escolar, na escola.
Em 1985, a Prefeitura Municipal de Mariana construiu uma sala para o funcionamento exclusivo para essa modalidade de ensino.
Em 1986, foi autorizado o funcionamento de uma turma de 2° período do Pré-Escolar.
Em 10 de janeiro de 1996, foi publicada a municipalização da escola para atender a um desejo do prefeito municipal da época, Sr. João Ramos Filho.
Em 16 de janeiro do mesmo ano, a resolução n° 7810/96, revoga a municipalização da escola, através de uma determinação do governador do estado, Eduardo Azeredo, por entender que educação não é para satisfazer caprichos de políticos.
Em 1997, o Ensino infantil foi municipalizado.
Em 2002 foi criado o Projeto "Rádio Escola" e em 2003 a "TV Escola Avelar"
Em 2007 houve ampliação da escola com a construção de mais quatro salas e implantação do Projeto de "Tempo Integral".
No ano de 2008 a escola destacou-se no cenário estadual pelo bom desempenho dos alunos nas avaliações externas. Em 2009 foi condecorada com o Prêmio "Referência em Gestão Escolar", a nível regional (25ª SRE de Ouro Preto) e a nível estadual.
Em 2010 recebeu visitas de educadores de Sergipe (intercâmbio) e em 2011 de Mary Beth Pelosky (Virgínia EUA).