quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Proposta Pedagógica da E. E. Dona Reparata Dias de Oliveira



       Trabalhando em consonância com a proposta do Estado e da SER de Ouro Preto, a E.E. “Dona Reparata Dias de Oliveira” vem realizando trabalho sério, engajado e comprometido para o alcance das metas estabelecidas no Acordo de Resultados. Empenha-se para respeitar o ritmo de aprendizagem do aluno, centrada na conscientização e na qualidade do ensino como atributo do educando e capacidade de viver como cidadão autônomo e participativo. Tendo se destacado no cenário educativo pelo sucesso escolar da grande maioriados alunos e pela busca incansável de melhoria, através de projetos inovadores e desafiadores e da dedicação extrema da equipe profissional que nela está inserida .
      Veja algumas das atividades e projetos desenvolvidos na escola:







   


 










   









Adalmary F. Santos (Supervisora)   

Projeto Rádio Escola: incentivando para o protagonismo juvenil

A Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira, possui a Rádio Escola Avelar um meio de comunicação dinâmico e eficiente de transmitir valores e conhecimento a toda comunidade de Cachoeira do Brumado.
            Diante disso, pensamos em criar um projeto que além de cumprir esse papel social envolveria nossos alunos na preparação, montagem e apresentação de programas com temas de cunho educativo e informativo como cidadania, ética, direitos humanos, cultura entre outros. Tais ações além de contribuir para o processo de aprendizagem, integração e formação dos alunos envolvidos, promoveriam o protagonismo juvenil, já que estes teriam a possibilidade de exercitar a autonomia para criar programas e exercitar a livre opinião.
            A idéia deu certo; e desde o ano de 2009 os professores de História Sirlei Aparecida Ferreira e Célio Evangelista de Freitas coordenam um grupo de alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, após um concurso onde os próprios alunos sugeriram o nome; mensalmente o programa “Abrindo portas para o conhecimento” é apresentado para toda a comunidade local.
           
A aluna do 9º Ano B, Pâmella Ramos comanda as apresentações do programa “Abrindo portas para o conhecimento.”

Equipe "Abrindo portas para o conhecimento".

Professora Sirlei em mais uma apresentação do programa com seus alunos.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Escola Reparata realiza a sua IV Semana de História e Geografia


Além das palestras, os alunos participaram de oficinas e produziram um vídeo durante a semana.

 O conhecimento histórico tem sido ampliado constantemente por pesquisas que têm transformado seu campo de atuação. Houve questionamentos significativos, por parte dos historiadores, relativos aos agentes condutores da história — indivíduos e classes sociais —, sobre os povos aos quais os estudos históricos devem se concentrar, sobre as fontes documentais, orais e imateriais que devem ou podem ser usadas nas pesquisas e quais as ordenações temporais que devem ou podem prevalecer.
            Tais considerações levam, nós educadores, a buscarmos insistentemente, em sala de aula e fora dela, novas formas de se transmitir os eventos históricos numa perspectiva dinâmica e compartilhada dos conhecimentos.
            Nessa perspectiva acreditamos que a realização de atividades diversificadas de palestras, apresentações artísticas, bate papos e debates sobre temas cotidianos e pertinentes à vivência de nossos alunos tornam-se cada vez mais métodos práticos de aproximação do passado com o presente o que implicará em ações concretas para o futuro. Por isso todos os anos, realizamos com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, a Semana de História e Geografia, o que ocorreu neste ano entre os dias 08 e 12 de agosto.
Tendo por tema gerador: “Minas Gerais – olhar de perto para enxergar longe”; buscamos explorar um pouco mais da realidade histórica do Estado das Minas Gerais, numa correlação entre presente e passado; pois muitos dos nossos alunos conhecem pouco da história do nosso Estado e principalmente da cidade que nasceram, cresceram e vivem.

Sirlei Aparecida Ferreira
(Professora de História)


Professor Fernando na palestra sobre Barroco Mineiro.





A professora Lurdinha Walter, nos brindou com a sua presença e com o encanto das suas Lendas Marianenses.






O professor Leandro, nos falou da mineração e da pré-história de Mariana.

O Professor, Edernom nos falou sobre a importância do Planejamento Urbano.

Na Gincana de encerramento os alunos responderam questões sobre os temas abordados durante a semana.