O conhecimento histórico tem sido ampliado constantemente por pesquisas que têm transformado seu campo de atuação. Houve questionamentos significativos, por parte dos historiadores, relativos aos agentes condutores da história — indivíduos e classes sociais —, sobre os povos aos quais os estudos históricos devem se concentrar, sobre as fontes documentais, orais e imateriais que devem ou podem ser usadas nas pesquisas e quais as ordenações temporais que devem ou podem prevalecer.
Além das palestras, os alunos participaram de oficinas e produziram um vídeo durante a semana. |
Tais considerações levam, nós educadores, a buscarmos insistentemente, em sala de aula e fora dela, novas formas de se transmitir os eventos históricos numa perspectiva dinâmica e compartilhada dos conhecimentos.
Nessa perspectiva acreditamos que a realização de atividades diversificadas de palestras, apresentações artísticas, bate papos e debates sobre temas cotidianos e pertinentes à vivência de nossos alunos tornam-se cada vez mais métodos práticos de aproximação do passado com o presente o que implicará em ações concretas para o futuro. Por isso todos os anos, realizamos com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, a Semana de História e Geografia, o que ocorreu neste ano entre os dias 08 e 12 de agosto.
Tendo por tema gerador: “Minas Gerais – olhar de perto para enxergar longe”; buscamos explorar um pouco mais da realidade histórica do Estado das Minas Gerais, numa correlação entre presente e passado; pois muitos dos nossos alunos conhecem pouco da história do nosso Estado e principalmente da cidade que nasceram, cresceram e vivem.
Sirlei Aparecida Ferreira
(Professora de História)
Professor Fernando na palestra sobre Barroco Mineiro.
A professora Lurdinha Walter, nos brindou com a sua presença e com o encanto das suas Lendas Marianenses.
O Professor, Edernom nos falou sobre a importância do Planejamento Urbano. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário